Notícias
25/07/2014
Efeitos da seca fazem com que mais de 130 Municípios mineiros decretem emergência
Desde o início do ano, 134 Municípios decretaram Situação de Emergência em (SE) em por causa da seca e estiagem só em Minas Gerais. Os últimos a publicarem o decreto foram Francisco Badaró, no Vale do Jequitinhonha, Ibiracatu e Montalvânia, no Norte do Estado.
A falta de chuva, ou o excesso dela, causa problemas a milhares de Municípios, todos os anos. Além desse cenário de escassez de água em que têm afetado principalmente cidades do norte e vale do Jequitinhonha e Mucuri, outras ocorrências causadas por fenômenos naturais tem levado muitas prefeituras a emergência.
Segundo o meteorologista do Centro de Climatologia Templo Clima, Dayan Diniz de Carvalho, a seca é comum nesta época do ano, mas em algumas regiões pode ter sido agravada pela baixa precipitação registrada no último período chuvoso. Ele calcula que as chuvas ficaram 75% abaixo do esperado. E isso contribui para que o solo fique mais seco, haja menos evaporação e, consequentemente, o ar também fique mais seco.
O especialista esclareceu: “se fizermos um prognóstico do clima, uma previsão mais estendida, veremos que há uma tendência de desenvolvimento de El Niño este ano e, se isso vier a se verificar realmente, nós teremos chuvas abaixo da média também no período chuvoso”.
Segundo informações da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Minas teve 147 Municípios em SE por causa da seca em 2013 e o número de 125 em 2012.
Da Agência CNM, com informações do R7