
Notícias
24/08/2012
Edital da Funarte pode ajudar no desenvolvimento de artistas nos Municípios
A seleção visa apoiar projetos que promovam a mobilidade e a reflexão crítica, fortalecendo e fomentando ações inovadoras em redes de artistas e pontos de cultura em comunidades que, direta ou indiretamente se relacionam com o projeto desenvolvido.
De acordo com o edital, podem se inscrever gratuitamente pessoas físicas maiores de 18 anos, brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros residentes no país há mais de três anos. Os inscritos concorrerão em duas categorias: Criação e Experimentação e Continuidade. Na categoria Criação e Experimentação, o artista escolhe um Ponto de Cultura (fora da região onde mora) para realizar um projeto de residência artística que tenha como foco interações entre culturas e comunidades de diferentes partes do país. A modalidade Continuidade é dirigida somente àqueles que já ganharam pelo menos uma das edições anteriores do Edital Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura - 2008, 2009 ou 2010.
Os critérios utilizados para seleção de caráter inédito são criatividade e inovação, observando-se a originalidade das ações e busca de novas práticas e relações à área, metodologia - organização, planejamento e método de execução. São critérios também o impacto social da proposta - aspecto quantitativo e qualitativo, a contribuição cultural e estética analisando o valor simbólico da experiência proporcionada pelo projeto para o artista e para a comunidade, a sustentabilidade, ou seja, a capacidade da proposta de se articular com outras redes, criando práticas e oportunidades sustentáveis no campo da arte e da cultura.
A CNM lembra os gestores que o edital segue regras rígidas quanto aos prazos e documentações. Dessa forma, as inscrições devem seguir estritamente as instruções expressas no edital Bolsas Interações Estéticas presente no site da Fundação Nacional das Artes (Funarte).
Notícias relacionadas


