Notícias
28/03/2012
Durante o verão, estiagem já deixa 250 Municípios do Nordeste em emergência
Pelo menos 250 Municípios nordestinos decretaram Situação de Emergência por causa da falta de chuva neste verão. O levantamento divulgado pelo UOL na segunda-feira, 26 de março, indica que a estiagem castiga mais de três milhões de pessoas da região Semiárida. De acordo com as informações, diversos outros que não decretaram emergência também enfrentam problemas com a seca, considerada uma das mais severas dos últimos anos.
Além dos 169 Municípios da Bahia, em que 158 já tiveram os decretos homologados pelo governo do Estado e encaminhados para reconhecimento, no Piauí, até o dia 21, 53 Municípios também haviam decretado Situação de Emergência – maioria na região Centro-Sul. O governo do Estado reconhece que a situação é grave, que pouco menos de 500 mil pessoas foram afetadas diretamente e que grandes perdas na produção agrícola foram registradas. A Defesa Civil informou que há dificuldade de abastecimento para o consumo humano e animal.
A Defesa Civil Estadual de Sergipe informou que também tem 14 Municípios com Decretos de Emergência em vigor, e 87 mil pessoas afetadas. Já a Defesa Civil de Pernambuco registrou cinco Municípios com decretos reconhecidos. Entre eles, Petrolina, que é a cidade mais populosa do semiárido nordestino.
Situação recorrente
De acordo com o levantamento, a quantidade de Municípios em emergência no Nordeste seria bem maior se não existisse a orientação para que os locais onde a situação é recorrente abram mão do decreto e recebam, sem prejuízo, carros-pipa do Exército. Isso acorre em Alagoas, onde a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) considera o quadro grave, mas apenas um Município decretou emergência: Água Branca. Além da tradicional estiagem do início do ano, 18 Municípios, dos 33 do Semiárido, estão sem água desde o início do mês.
No Rio Grande do Norte e na Paraíba, um Município de cada, decretou Situação de Emergência, mas nenhum teve o decreto reconhecido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. Ceará e Maranhão não informaram nenhum caso e não possuem Municípios com portarias em análise para reconhecimento.
Da Agência CNM, com informações do UOL
Leia Também: Seca na Bahia: 158 Municípios estão em Situação de Emergência, apenas 69 foram reconhecidas