
Notícias
18/06/2015
Difusão de conhecimento sobre biblioteca pública será tema de Fórum em São Paulo
A cidade de São Paulo vai sediar de 22 a 24 de julho o IV Fórum Brasileiro de Bibliotecas Públicas. O evento acontece dentro da programação do XXVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD).
O IV Fórum Brasileiro de Bibliotecas Públicas será uma oportunidade para que os gestores participem de debates que possam disseminar o conhecimento da Biblioteconomia nos Municípios e aplicar novas ideias nas bibliotecas municipais.
Na ocasião, os gestores também poderão participar das atividades que serão realizadas no CBBD. Neste ano, o CBBD vai debater o estado da arte da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. A discussão tem como objetivo integrar os profissionais das bibliotecas brasileiras de todas as tipologias: escolar, pública, comunitária, universitária e especializada. O tema geral do evento será um estímulo para a colaboração individual e tem o intuito de fortalecer a Biblioteconomia.
Prioridades
Entre as prioridades do (CBBD) estão as ações para que o país tenha de fato um Sistema de Bibliotecas com plena capacidade para atender às necessidades das comunidades e fomentar novas demandas. Dessa forma, neste ano, o CBBD trará para a discussão o tema “Biblioteconomia, Ciência e Profissão”, por entender que o assunto é amplo e representativo. A escolha tem como finalidade articular e aproximar os profissionais da Biblioteconomia e Ciência da Informação.
A missão de uma biblioteca é pouco conhecida no território nacional. Por isso, o Congresso também será uma oportunidade de abordar as dificuldades específicas das bibliotecas para esclarecer a função da Biblioteconomia no Brasil, independente do segmento de atuação.
A expectativa do evento é de que os cidadãos tenham conhecimento da Área da Biblioteconomia e do funcionamento de uma biblioteca pública. Nesse contexto, o entendimento é que os avanços esperados nas bibliotecas públicas e escolares, devem ser bandeiras de todos os profissionais, professores, alunos, pesquisadores e cientistas da informação.
Notícias relacionadas


