Notícias
07/12/2006
Diagnóstico do Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos dos municípios é divulgado
Agência CNMO Diagnóstico do Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (DMRSU), referente ao ano de 2004, foi divulgado Ministério das Cidades nesta terça-feira, 5. O levantamento feito a partir de dados fornecidos voluntariamente pelos municípios e por informações extraídas do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) mostra aspectos da coleta do lixo nos municípios brasileiros.
De acordo com o diagnóstico, em média 94,4% da população urbana tem coleta freqüente de duas ou três vezes semanais. Além disso, 25% dos municípios destinam os resíduos sólidos de saúde para fora do seu território e 60% realizam coleta seletiva de lixo.
O levantamento também apontou que com a triagem de materiais recicláveis é aproveitado 3,13Kg/habitante urbano/ano em média, e os municípios da amostra também geram empregos à base de 1,65 trabalhadores para cada mil habitantes, diretamente.
No DMRSU foram considerado todos os municípios com mais de 800 mil habitantes correspondendo a 40,3 milhões de moradores nas áreas urbanas. O SNIS realiza o diagnóstico, com objetivo de fornecer uma base de dados para pesquisa, onde retrata a realidade atual do quadro do saneamento ambiental, em relação a resíduos sólidos urbanos no país.