Notícias
05/05/2020
Dia Mundial de Higienização das Mãos: Municípios instalam pias em locais de grande aglomeração
A higienização das mãos com água e sabão ainda é um dos métodos mais recomendados para reduzir as infecções, promover a saúde pública e, consequentemente, a segurança da população. Com a pandemia do novo coronavírus e a celebração do Dia Mundial de Higiene das Mãos - instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) - nesta terça-feira, 5 de maio, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca boa prática que está sendo adotada em diferentes localidades.
A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) tem promovido mudanças nas práticas de gestão, principalmente para reforçar as medidas de prevenção. Cuidar da saúde da população é uma das principais lutas de todos os gestores municipais, principalmente no momento atual. Entre as ações com o objetivo de criar medidas para proteger, minimizar e combater o coronavírus, está a instalação de pias e disponibilização de sabonete líquido para a população em locais de grande circulação.
Sobre a estratégia, a CNM reforça que os gestores públicos podem articular a implementação das pias junto às companhias estaduais ou privadas de saneamento, ou ainda junto aos Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs), unindo, assim, esforços contra a disseminação do coronavírus. A entidade incentiva a ação e espera que ela possa se expandir ainda mais.
Parcerias
Em Ceará-Mirim (RN), por exemplo, foram instaladas 10 estruturas para higienização das mãos em pontos estratégicos, como mercados, feiras e instituições bancárias. Os custos com a água são de responsabilidade do órgão público onde a pia está fixada e dos bancos e lotéricas. A ação ocorreu em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
A iniciativa teve uma repercussão tão positiva que a população passou a colaborar com o poder público na manutenção. “Temos uma equipe de higienização e desinfecção de lugares com maior fluxo de pessoas. Essa equipe realiza a limpeza diária e até por turno das pias instaladas. Contamos também com o apoio de alguns moradores que, por livre e espontânea vontade, colaboram na reposição do sabão”, contou o servidor da prefeitura Gilvan Neto.
Confira alguns Municípios que já implementaram a medida:
- São Caetano do Sul (SP)
- São Felipe (BA)
- Manaus (AM)
- Bom Jesus (RN)
- Ceará-Mirim (RN)
- Cuiabá (MT)
- Belo Horizonte (BH)
- Linhares (ES)
- Cotia (SP)
Fotos: Prefeituras de Cotia e Manaus