Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Dia Mundial de Combate à Desertificação: Município cearense se torna referência no enfrentamento à seca

Notícias

16/06/2014

Compartilhe esta notícia:

Dia Mundial de Combate à Desertificação: Município cearense se torna referência no enfrentamento à seca

Carlos Olimpio/Pref. IraucubaNesta terça-feira, 17 de junho, será comemorado o Dia Mundial de Combate à Desertificação. A data foi instituída pela Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD), elaborada após a percepção de que os planos em vigência traziam poucos resultados no enfrentamento à seca. A Convenção foi criada durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, no Rio de Janeiro, conhecida por Rio 92.

Em comemoração à data, o Município de Irauçuba, no Ceará, instituiu, no dia 17 de junho de 2009, a política municipal de combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca. O Município foi o primeiro no Brasil a aprovar esse documento, tornando-se uma referência no assunto.

"A elaboração do documento foi muito discutida, pois o combate à desertificação deve ser feito com medidas a longo prazo, principalmente. Ações que não sejam presas ao tempo. E deve atingir tanto a questão ambiental quanto a social", disse o secretário de Meio Ambiente do Município, Caetano Rodrigues, em entrevista à Agência CNM.

Seca
"As chuvas vêm diminuindo muito em função das mudanças climáticas. A partir de 2010, esse quadro se agravou. Não houve nenhum quadro invernoso para reverter essa situação", lamentou Caetano. De acordo com ele, desde o segundo semestre de 2013, o abastecimento de água de todo o Município é realizado por meio de carros-pipas. São 25 caminhões para levar água a cerca de 20 mil habitantes.

Ações
Pref.IraucuDe acordo com o secretário, estão em ação três principais direcionamentos, denominados de componentes, previstos na Lei: educação ambiental, por meio do qual os professores da rede municipal realizam projetos para que, além da conscientização acerca da preservação do meio ambiente, os alunos compreendam a realidade do semi-árido; preservação e recuperação de áreas degradadas, com a criação de viveiros e o treinamento de agricultores para a plantação de culturas diversificadas, além das comumente produzidas (milho e feijão); e educação com o pé no chão, por meio do trabalho feito no campo com a utilização de tecnologias pouco usadas, mas com bons resultados na recuperação de solos.

Convenção
Uma convenção é um instrumento jurídico mais forte, pois obriga os países que a assinam a assumir uma série de compromissos, ao contrário de uma conferência, onde a adesão é voluntária. A UNCCD entrou em vigor em 26 de dezembro de 1996. O Brasil passou a integra-la no dia 25 de junho de 1997. Atualmente, 191 países são Partes da Convenção.

Imagens: Carlos Olimpio/Prefeitura de Irauçuba (CE)


Notícias relacionadas