Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Dia da Revolução Farroupilha estimula turismo em Municípios gaúchos

Notícias

20/09/2016

Compartilhe esta notícia:

Dia da Revolução Farroupilha estimula turismo em Municípios gaúchos

Ag. BrasilNesta terça-feira, 20 de setembro, é comemorado o Dia da Revolução Farroupilha. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) aproveita a data para lembrar a importância histórica e cultural do Rio Grande do Sul, palco desse acontecimento. Os turistas interessados em conhecer melhor a revolução encontram no Caminho Farroupilha um roteiro específico, que promete resgatar as raízes da época.

O Caminho Farroupilha é composto por 17 Municípios gaúchos onde se mantêm preservadas edificações e alguns costumes do período. O projeto teve início em julho deste ano, a partir da iniciativa de quatro blogueiras. A ideia era atrair a atenção dos visitantes para os pontos históricos e novas opções turísticas.

Reconhecida como um dos principais conflitos do início do século XIX no país, a Guerra dos Farrapos foi marcada pela busca do desenvolvimento econômico dos Municípios gaúchos e pela defesa dos ideais de sua população.

Durante o passeio, os visitantes podem conhecer as fazendas voltadas à produção de carne seca conhecidas como charqueadas, que impulsionavam a economia da região na época. Em Pelotas, o destaque fica por conta da Charqueada São João, um dos locais onde os turistas podem contemplar a arquitetura do início do século XIX.

Cores e sabores

No Município de Piratini, conhecido como a primeira capital Farroupilha, a história da revolução é preservada nas edificações e em apresentações teatrais realizadas nas ruas da cidade que retratam os trajes típicos do século XIX e alguns dos principais ícones da revolução, como Bento Gonçalves e Giuseppe Garibaldi.

Para se ter ideia, a riqueza cultural de Piratini foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1941, com o tombamento da Casa de Garibaldi e do Palácio Farroupilha. O roteiro também é marcado pela visita à vinícolas, onde se pode conhecer o processo de produção da bebida e fazer sua degustação acompanhada dos queijos típicos da região. 


 


Notícias relacionadas