Notícias
28/06/2004
Desigualdades nas Regiões Metropolitanas em debate
Ascom Ministério das Cidades
"A Questão Metropolitana no Brasil: Balanço e Perspectivas", é o tema do Workshop que o Ministério das Cidades promove, hoje (28/6) e amanhã, no auditório do Hotel Saint Paul, em Brasília. O encontro envolverá pesquisadores e técnicos governamentais vinculados às instituições que compõem o Observatório das Metrópoles - rede que avalia o impacto de políticas de ajuste estrutural nas grandes metrópoles - e servirá para debater a construção de indicadores que apontem as desigualdades sócio-urbanísticas nos municípios que integram as Regiões Metropolitanas brasileiras.
"Além disso, queremos traçar um conceito nacional de Região Metropolitana", afirma o diretor de Desenvolvimento Institucional, Kelson Senra, explicando que, atualmente, a definição do que são Regiões Metropolitanas é feita pelas casas legislativas estaduais. "Dentro dessa lógica, o Vale do Itajaí, por exemplo, é considerado Região Metropolitana enquanto Manaus não", completa.
De acordo com Senra, é por meio de iniciativas como essa que o governo pretende diagnosticar onde estão concentrados os bolsões de pobreza, já que os indicadores intermunicipais existentes consideram índices como os de renda e educação, que costumam ser elevados nos centros urbanos, mas não identificam as desigualdades existentes nas Regiões Metropolitanas.