Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Defesa Civil: Municípios gaúchos recebem recuros para ações de socorro; barragem de um açude se roupe em SP

Notícias

27/11/2015

Compartilhe esta notícia:

Defesa Civil: Municípios gaúchos recebem recuros para ações de socorro; barragem de um açude se roupe em SP

EBCAs chuvas no mês de outubro deste ano deixou vários Municípios do Estado do Rio Grande do Sul em situação de emergência. Por esse motivo, foi autorizado, nesta sexta-feira, 27 de novembro, o empenho de recursos no valor R$ 700.478 para a ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, além da execução de obras de reconstrução de danos causados por chuvas intensas.

Os Municípios gaúchos de Cachoeira do Sul, Candiota, Lagoa Bonita do Sul, Venâncio Aires e Cacequi foram beneficiados.

As chuvas acompanhadas de ventos e fortes e granizo que causaram muita destruição, além de deixar milhares de pessoas desabrigadas. Ocorreram muitos danos materiais como:

- destelhamento e destruição de casas;

- queda de pontes, postes de energia;

- destruição de asfaltos;

- acumulo de entulhos;

- alagamentos, inundações e enxurradas; e

- rompimento dos serviços essenciais como: abastecimento da energia elétrica e água potável e em vários Municípios.

Mais de 90 Municípios gaúchos foram atingidos. Cerca de 10 mil pessoas tiveram de deixar suas casas, um total de 50.536 pessoas foram afetadas e 10.319 residências foram danificadas, 3.541 desabrigadas, que foram remanejadas para abrigos públicos disponibilizados pelas prefeituras na época.

Rompimento de barragem em SP
Na quarta-feira, 25, a Coordenadoria Estadual de São Paulo divulgou relato de rompimento de barragem de um açude no Município de Tejupá, localizado no interior do Estado informando que aproximadamente 100 pessoas foram removidas preventivamente de seus imóveis, 6 comércios e 1 empresa foram interditados em decorrência do risco do rompimento de um açude localizado na Fazenda Irmãos Banadio, zona rural do Município de Tejupá, e que afetaria aqueles banhados pelo Ribeirão Pedra Branca.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) entrou em contato com a Agência Nacional de Águas (ANA) para saber sobre o acidente. A ANA informou que não há barragens sob sua responsabilidade e que se trata de uma barragem de um açude construída dentro de uma fazenda, não deve ter tamanho considerável para causar impactos significativos no rio Paranapanema.

Segundo o Departamento de Água e Energia Elétrica do estado de São Paulo (DAEE), os responsáveis pela área onde está localizado o açude já haviam sido notificados e multados por irregularidades no processo de execução do uso da água, em 2013.

Acesse a portaria aqui 

 

 


Notícias relacionadas