Notícias
21/08/2009
Curso capacita agentes sobre aterros sanitários e tratamento de esgoto
CNM
Curso voltado a agentes municipais e estaduais na área de aterro sanitário e estação de tratamento de esgoto será realizado em 16 Estados e com representantes de 397 Municípios. O curso, que terá duração de quatro meses, tem o objetivo de capacitar os gestores locais, fortalecer a gestão ambiental e descentralizar a política gestão ambiental.
Estruturado em três pilares – parcerias internas, recursos humanos e custos partilhados –, o Curso de Licenciamento Ambiental (LiA 2009) será ministrado na modalidade semipresencial, para que os alunos sejam treinados na plataforma de ensino à distância Moodle – software livre usado em Educação a Distância.
De acordo com o Sistema Nacional de Meio Ambiente do Ministério (Sisnama), o curso é uma das ações que buscam a descentralização e o fortalecimento da política ambiental, por meio da capacitação dos gestores municipais e estaduais. No entanto, apesar de as inscrições estarem encerradas, o Sisnama promoverá outros projetos voltados aos Municípios brasileiros, dentro da ideologia de compartilhamento da gestão ambiental e a melhoria do licenciamento ambiental.
O Departamento de Coordenação do Sisnama (DSIS), explicou que a articulação com os Estados não é feita por convênio. A adesão é feita por termos de cooperação com as responsabilidades fixadas previamente.
Os Estados integrantes são: Acre, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. E na semana de 17 a 21 de agosto, cada Estado realizará o primeiro encontro presencial com os alunos, professores e os coordenadores do Curso LiA2009 para passar as diretrizes gerais.