Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Cultura, boa para os Municípios e para os cidadãos

Notícias

15/04/2010

Compartilhe esta notícia:

Cultura, boa para os Municípios e para os cidadãos

Há sete anos, os moradores de Nova Veneza, localizada a 35 quilômetros de Goiânia, ganharam dois importantes motivos para aprender a valorizar a cultura local. Desde 2003, o Município é palco do Festival Italiano de Gastronomia e abriga um Museu Histórico que conta a história dos ancestrais italianos responsáveis pela colonização da região.

“Nossa identidade cultural estava se perdendo com o passar dos anos. Os jovens precisam ter acesso a estes valores, conhecer a história do nosso Município”, afirma o prefeito Luiz Antônio Stival Milhomens.

Foi com este incentivo que o Festival de Gastronomia, um dos maiores do Centro-Oeste neste segmento, saiu do papel. Na última edição, promovida de 4 a 7 de setembro do ano passado, mais de 200 mil pessoas visitaram Nova Veneza, oportunidade para divulgar a Cultura local, atrair turistas e movimentar a economia.
 
Atrações para lembrar as raízes italianas não faltaram. O primeiro dia do festival foi marcado por uma celebração religiosa com cânticos no idioma dos colonizadores. Além das mostras de artesanato e corais infantis, marchinhas italianas embalaram um carnaval de máscaras e o grupo folclórico Ítalo-Brasileiro do Município “irmão” – Nova Veneza (SC) – ganhou destaque, mais uma iniciativa de integração cultural.

Guarujá (SP)
Localizado a 60 quilômetros da capital paulista, o Município de Guarujá também decidiu investir em Cultura. Para compensar a redução no número de visitantes ao litoral no meio do ano, a prefeitura organiza na segunda quinzena de julho um festival de dança.

“A partir de julho, a frequência hoteleira cai. Buscamos alternativas para aumentar a circulação de pessoas, movimentar a economia. Além disso, queremos despertar na população o interesse pela Cultura”, destaca o diretor de eventos da prefeitura de Guarujá, Arthur Castro.

O Guarujazz & Blues segue para a quinta edição em 2010. Sucesso de público, o encontro reúne atrações nacionais e internacionais em seis dias de festa. A entrada é gratuita e as apresentações ocorrem nas praias e praças do Município.

Apoio da CNM

Atenta a iniciativas como as da prefeitura de Nova Veneza e do Guarujá, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) incentiva e divulga estas iniciativas a outros Municípios do País. O objetivo, segundo o presidente Paulo Ziulkoski, é levar bons exemplos aos gestores municipais. “Com estas práticas, fáceis de organizar e que dependem da proatividade do gestor, é possível levar mais Cultura aos cidadãos nos Municípios”, destaca.

Os dois Municípios citados na reportagem foram convidados pela CNM para participar do painel de Cultura da XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em julho de 2009. “A CNM nos deu uma oportunidade ímpar de mostrar o valor da Cultura para o nosso Município. Nosso projeto está servindo de exemplo a outros Municípios, inclusive da mesma região”, agradece Luiz Stival.

Outras iniciativas

Além de festivais gastronômicos, de dança, ou de museus, a CNM destaca que inúmeras práticas podem ser adotadas para valorizar a Cultura no Município como, por exemplo, bibliotecas e Casas de Cultura. Para os gestores interessados em mais informações sobre o tema, a CNM está à disposição pelo telefone (61) 2101-6000.

 


Notícias relacionadas