Notícias
28/09/2009
Crise econômica reduz emissão de CO2, afirma agência internacional
CNM
Graças à crise econômica mundial, as emissões de Gás Carbônico (CO2) diminuíram, de acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE). A conclusão do órgão, divulgada neste mês de setembro, alerta para a possibilidade de as nações aproveitarem a ocasião para reduzir ainda mais a poluição do ar.
O estudo completo da AIE deve ser apresentado apenas em novembro deste ano, porém a instituição confirma: a redução das emissões de CO2 em 2008 – início da crise - supera a diminuição registrada durante a semelhante crise em 1981.
Segundo a Agência, a redução nas emissões do gás poluidor deve-se a retenção da atividade produtiva nas industriais, que apresentaram queda na demanda de energia durante a crise. A intenção é atentar os líderes mundiais e levar este estudo às discussões da 15ª Conferência Climática das Nações Unidas em Copenhague (COP 15), na Dinamarca, nos dias 7 a 18 de dezembro.
Mobilização brasileira
Com este mesmo objetivo, de alertar sobre a importância na diminuição das emissões de CO2 e pautar a COP 15, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) convida gestores municipais, estaduais e federais, estudantes e especialistas para os debates na I Cúpula Amazônica de Governos Locais.
Marcada para os dias 7 a 10 de outubro, em Manaus, o evento é uma parceria com a Prefeitura de Manaus e a Associação Amazonense de Municípios (AMM). A Cúpula terá como ponto principal das discussões a inclusão da Floresta Amazônica – que faz parte do território de nove Estados no Brasil e de outros nove países – nas reuniões de grandes potências mundiais sobre as mudanças climáticas. “Um assunto de interesse nacional”, lembra o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.