Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Criado “selo de pesca legal” para combater a atividade irregular

Notícias

04/12/2013

Compartilhe esta notícia:

Criado “selo de pesca legal” para combater a atividade irregular

Brasil.govOs pescadores que tiverem autorização para a atividade terão direito a uma identificação. O “selo de pesca legal” foi criado para combater a pescaria comercial feita ilegalmente. Somente os proprietários de embarcações registradas pelo governo terão acesso ao selo. Após a entrega, haverá fiscalização para apreender aqueles que não possuírem a autorização para pescar.

A fiscalização deve ser intensificada nos pontos de pesca ilegal, como criadouros e berçários marinhos preservados e reservas de cardumes de espécie em período de reprodução. Serão autuadas embarcações sem licença, uso de petrechos proibidos, e barcos estrangeiros que operam ilegalmente.

A operação de fiscalização intensa deve ocorrer pelos próximos quatro meses. Campanhas serão usadas para informar as comunidades de pescadores. E um disque denúncia será colocado à disposição da população. Este plano de combate à pescaria ilegal segue recomendação da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Governo do Rio de JaneiroRegras
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade serão os responsáveis pela fiscalização. A Marinha do Brasil, a Polícia Federal e os Ministérios da Pesca e Aquicultura e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento também reforçam o combate à pesca ilegal.

Quem for autuado durante uma pesca que desrespeite a legislação pode ser penalizado com multa, perca da licença de pescador e ter a embarcação e os produtos apreendidos.  Além disso, a atividade de pesca ilegal pode ser considerada crime contra a ordem econômica, pois atrapalha o planejamento das políticas voltadas ao desenvolvimento do setor.

 

 

 


Notícias relacionadas