Notícias
06/04/2015
Criação de novos jardins botânicos vai até dia 22 de maio
O Sistema Nacional de Registro de Jardins Botânicos (SNRJB), ligado ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), está recebendo documentação para novos registros nessa categoria. Podem se inscrever entidades que tenham interesse em ser enquadradas como jardins botânicos. O prazo termina no dia 22 de maio.
Pesquisadores definem os jardins botânicos como instituições que reúnem coleções documentadas de plantas vivas. O objetivo principal é a pesquisa científica. Entretanto, também fazem parte do processo a conservação das espécies, a exposição e a educação.
Segundo dados de 2012 da Rede Internacional de Jardins Botânicos (Botanic Gardens Conservation International - BGCI), estima-se que existam, hoje, cerca de três mil jardins botânicos e arboretos distribuídos em 180 países. No Brasil, são apenas 34.
A documentação apresentada precisa seguir as diretrizes do Manual de Orientação para Solicitação de Registro e Enquadramento de Jardins Botânicos. Essas e outras informações estão dispostas na Resolução Conama nº 339/2003.
Uma vez reunidos os documentos, as entidades interessadas devem enviá-los por correio para o seguinte endereço: Rua Pacheco Leão, 915, Bairro Jardim Botânico, CEP: 22460-030, Rio de Janeiro (RJ). A postagem deve ser endereçada a Luís Felipe Leal Esteves, Diretoria de Pesquisas da Secretaria do SNRJB.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: snrjb@jbrj.gov.br ou pelo telefone: (21) 3204-2071.
Acesse aqui o Manual de Orientação
Da Agência CNM, com informações do Portal Brasil