Notícias
21/11/2011
Cresce e emissão de gases do efeito estufa, 2010 foi o ano recordista
CNM
O ano de 2010 foi o recordista em emissão de gases do efeito estufa. O dados são da Organização Mundial de Metereologia (OMM), que registrou de
A queima de combustiveis fósseis e produtos agrícolas, assim como vapor de água – que coopera para prolongar os efeitos do dióxido de carbono, de metano e de óxido nitroso, contribuem para a emissão de gases de efeito estufa. O crescimento industrial elevou a concentração de óxido nistroso no ar e o dióxido de carbono foi responsável por 80% do aumento.
A pesquisa também aponta que alguns gases derivados da fabricação de refrigerantes, latas de spray e solventes sofreram uma queda na emissão por conta de uma ação internacional para preservação da camada de ozônio.
Os constantes alertas se repetem e dessa vez a entidade ressalta que se o nível atual de emissão for mantido o equilibrio do planeta será afetado. A OMM deve continuar a pesquisa de coleta de dados em mais de 50 países Os dados se referem às estações climáticas no alto dos Andes e do Himalaia, nas áreas isoladas do Alasca e no extremo Sul do Pacífico. Essas regiões pouco habitadas servem para que o número de elementos influenciando seja reduzido.
Agência CNM, com informações da Agência Brasil