
Notícias
23/12/2008
Consumo cultural no Brasil está na faixa dos 3%
CNM
O consumo cultural no Brasil está próximo de países desenvolvidos como França e Estados Unidos, situando-se em torno de 3% do consumo das famílias. Os dados são do 16º boletim Políticas Sociais-acompanhamento e análise do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado dia 17 de dezembro.
O levantamento também indica que a faixa salarial nesta área é 22% maior que a média do mercado de trabalho nacional. No entanto, mesmo apresentando números análogos ao de países desenvolvidos, a área cultural no Brasil enfrenta desigualdades entre municípios, assim como também os produtos culturais consumidos pelas famílias.
Segundo o IPEA, o acesso à cultura é muito desigual, pois os municípios com mais de 100.000 habitantes e que são 4% do total, acumulam em torno de 74% do consumo cultural do país.
Embora 67% dos domicílios brasileiros tenham realizado algum tipo de consumo cultural em 2000, apenas 8,4% o fizeram para promoção de espetáculos. O consumo de bens culturais relacionados à produção audiovisual é o carro-chefe do consumo cultural, aponta o estudo. A pouca freqüência dos brasileiros as bibliotecas também é diagnosticada no levantamento, em torno de 10% da população.
Com informações da Agência Brasil
Notícias relacionadas


