Notícias
20/05/2022
Consórcio público catarinense relata à CNM experiências exitosas na área de meio ambiente
As ações ambientais desenvolvidas pelo Consórcio Iberê ganharam destaque durante reunião virtual na terça-feira, 17 de maio. As áreas técnicas de Consórcios Públicos e Meio Ambiente e Saneamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participaram da videoconferência com os integrantes do consórcio.
Atualmente, este Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento Ambiental conta com sete Municípios da região inserida na Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó/Irani. As atividades desenvolvidas possuem caráter educativo e participativo, pois envolvem a comunidade urbana e rural nas ações de conservação da natureza tendo a bacia hidrográfica como unidade de gestão.
A partir dessa visão do território, o consórcio planeja e executa projetos para promover o desenvolvimento sustentável na região, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida do ser humano. De acordo com a conselheira-executiva do Consórcio, Silvia Valdez, um dos trabalhos exitosos do é com a preservação, conservação, recuperação e manutenção de matas ciliares.
O projeto já contemplou mais de 400 famílias de pequenos agricultores familiares e recuperou mais de 280 hectares de vegetação ao redor dos rios. Uma iniciativa do Consórcio dentro desse projeto é a entrega de kits de proteção para os agricultores, com arame e cerca para serem instalados nas propriedades para protegerem a vegetação e as nascentes.
Foram destacadas ainda outras iniciativas na área de meio ambiente do Consórcio Iberê, como o Projeto Protetor Ambiental Voluntário que busca capacitar cidadãos para atuar como educador e fiscalizador ambiental no âmbito do Consórcio Iberê. Além de outros, como a criação do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Chapecó e Irani e o projeto no âmbito das Águas Subterrâneas para cadastro dos poços subterrâneos e monitoramento da qualidade dessas águas.
Educação Ambiental
A bióloga do Consórcio, Kellen Cassaro, contou como atuam com a Educação Ambiental. Segundo ela, as atividades promovidas nas escolas municipais surtiram bastante efeito, e os próprios pais relatam as iniciativas das crianças de separar o lixo corretamente, levando o conhecimento teórico da escola para a aplicação prática em casa.
As ações de conscientização ambiental com os moradores da região também representam um diferencial no envolvimento da comunidade nas ações de preservação ambiental e dos recursos hídricos. Portanto, o sucesso das iniciativas do Consórcio está fortemente ligada com os trabalhos de educação ambiental desenvolvidos simultaneamente com a comunidade.
Da Agência CNM de Notícias