Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Conselho Nacional de Regimes Próprios acata sugestão da CNM e define mudanças na administração dos RPPS

Notícias

18/06/2020

Compartilhe esta notícia:

Conselho Nacional de Regimes Próprios acata sugestão da CNM e define mudanças na administração dos RPPS

Pref marilia SPA Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou da 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional dos Regimes Próprios de Previdência Social (CNRPPS). Realizada por videoconferência na manhã desta quinta-feira, 18 de junho, teve como pauta a nova regulamentação da taxa de administração dos RPPS em razão de mudança no artigo 15 da Portaria 402/2020.

Representada pelo conselheiro titular Paulo Ziulkoski e o consultor de previdência Sr. Mário Rattes, a CNM levou demandas dos gestores municipais, que foram acatadas na proposta de redação. Os conselheiros alteraram limite da taxa de administração, atualmente em 2%, para permitir que os Entes federativos, em especial os Municípios de médio e pequeno porte, cumpram os percentuais de gastos administrativos.

Sendo assim, tais limites serão pré-estabelecidos de acordo com o porte do Estado, Distrito Federal (DF) e Município, agrupados em grande, pequeno e médio porte. Além disso, a área técnica de Previdência da CNM destaca que está prevista mudança na base do limite de gastos administrativos, que passaria a ser a folha de servidores ativos com vínculo efetivo do exercício corrente.

Durante a reunião, a CNM propôs que a redação estabelecesse como referência a folha do exercício anterior, de forma a permitir um planejamento orçamentário mais claro e previsível do gestor municipal e do órgão gestor do Regime Próprio. O pleito municipalista foi aceito e incorporado à proposta de alteração do texto atual da referida portaria.

Paulo Ziulkoski manifestou ainda a preocupação da entidade com o equilíbrio dos regimes previdenciários e com a racionalização dos gastos administrativos desses regimes. Ele lembrou os conselheiros que o efetivo apoio ao desenvolvimento dos consórcios públicos contribuirá para a otimização dos procedimentos de gestão dos RPPS e redução dos gastos administrativos.

Da Agência CNM de Notícias

Foto: Pref. Marília (SP)


Notícias relacionadas