
Notícias
18/03/2015
Confederação debate com Embratur formas de promover cidades declaradas Patrimônio Cultural
Promoção das cidades brasileiras declaradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Este foi o tema de reunião acompanhada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) no último dia 12 de março, na sede da Embratur. O encontro contou com a participação de membros das duas entidades e especialistas na área.
Na ocasião, foi discutida a realização de uma série de exposições e rodadas de negócios como forma de divulgar os Municípios declarados Patrimônio Cultural da Humanidade. Ao todo, 12 cidades brasileiras fazem parte da lista. Dentre elas, Brasília, Olinda (PE) e Ouro Preto (MG).
A intenção é apresentar e divulgar aspectos da cultura brasileira como arquitetura, dança, música, arte e gastronomia. As atividades terão início em setembro deste ano. Neste período serão realizados dois importantes eventos. O primeiro deles é a Expo, em Milão, na Itália. O segundo é a World Travel Market (WTM), em Londres, na Inglaterra.
Para 2016, o calendário continua. A exposição também será realizada nas cidades de Berlim, Nova Iorque e Paris. É possível que outras sejam incluídas. Posteriormente, as exposições devem ser abertas ao público para visitação nas sedes das embaixadas do Brasil pelos países percorridos. A ideia é que o evento dure aproximadamente 30 dias.
Ainda este ano, está prevista como estratégia uma ação de pesquisa de concorrência e mercado, também conhecida como benchmarking. A ação deve acontecer em Cartagena, na Colômbia, em função de sua referência para o mundo o desenvolvimento do turismo cultural.
Mais contribuições
Outra sugestão da entidade para promover as cidades declaradas patrimônio foi a realização de Press Trips. O método consiste em trazer jornalistas, blogueiros, fotógrafos e outros formadores de opinião para visitar o local. Após conhecerem as atrações e pontos turísticos, os participantes fazem análise da experiência de viagem e publicam em seus meios de comunicação.
Participantes
Da Embratur, estiveram presentes o diretor de produtos e destinos, Marco Antonio Lomanto e o coordenador-geral de acompanhamento e estruturação de produtos, Rafael Felismino. A reunião contou também com a participação do secretário de turismo, desenvolvimento econômico e tecnologia de Olinda (PE), Maurício Galvão Ele também é presidente da Associação Brasileira das Cidades Históricas Turísticas (ABCHT).
Notícias relacionadas


