Notícias
08/10/2015
Confederação acompanha situação dos temporais da Região Sul
Mais uma vez, a Região Sul sofre os efeitos negativos do excesso de chuvas. Vendavais e granizos acompanham as intensas precipitações em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná nos próximos dias. Os fenômenos são resultado de uma nova frente fria, que promete continuar sobre a região durante todo o fim de semana.
Na manhã desta quinta-feira, 8 de outubro, uma forte chuva caiu sobre a serra catarinense provocando inúmeros pontos de acúmulo de água. Os alagamentos afetaram um bairro do Município de Lages e mais outros três no centro da cidade. O volume repentino de água causou o transbordamento dos rios Carahá e Ponte Grande, que cortam a região.
Um balanço inicial feito pelo Centro de Operações do Sistema de Alerta do Vale do Itajaí (Ceops) sinaliza quais os Municípios mais afetados com o temporal. São eles: Chácara das Flores, Urlândia, Caturrita, Passo das Tropas, Tomazetti, Patronato, Camobi, Campestre Menino Deus, Km3 e Jardim Berleze.
Em Florianópolis e Blumenau, os órgãos emergenciais fazem o monitoramento do tempo e do nível dos rios da região 24 horas por dia. Até o momento, foi decretado estado de atenção. A orientação é que a comunidade acompanhe os informes publicados pela Defesa Civil do Estado nas redes sociais e alertas emitidos.
De acordo com o Alertablu, sistema que monitora a cidade de Blumenau, até a próxima segunda-feira, 12 de outubro, o tempo permanece instável no sul do País. Isso deve resultar em chuvas frequentes com volumes significativos.
Rio Grande do Sul
A frente fria se aproxima também das cidades gaúchas. A partir desta quinta-feira, 8 de outubro, a chuva cai com intensidade e traz muita descarga elétrica especialmente aos Municípios da metade norte do Estado.
A Defesa Civil estadual está em alerta para a possibilidade de alagamentos. Na sexta-feira, 9 de outubro, o mau tempo pode perder força no sul do Estado mas deve voltar a partir de domingo, 11.
Paraná
Aqueles que pretendem aproveitar o feriado e seguir para o litoral devem preparar o guarda-chuva. A previsão do tempo é de muita chuva por todo o Estado durante todo o final de semana até segunda-feira, 12 de outubro.
Dados emitidos pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), explicam que a frente fria deve continuar firme no Estado até o início da próxima semana. Há risco de temporais, com ventos fortes, transbordamento de rios e muitos raios.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) continua acompanhando a situação dos Municípios desses três Estados.
Agência CNM, com informações do Zero Hora e Gazeta do Povo