Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Compensação previdenciária: economia, em média, de 41% no pagamento dos inativos

Notícias

18/01/2007

Compartilhe esta notícia:

Compensação previdenciária: economia, em média, de 41% no pagamento dos inativos

Agência CNM

Os municípios que solicitaram compensação previdenciária pelo valor pago ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS) estão economizando, em média, 41% com os gastos mensais referentes ao pagamento dos inativos. Os dados são da assessoria técnica da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que orienta os prefeitos a buscarem o recurso junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Isso representa economia aos fundos previdenciários das prefeituras ou institutos de previdência que pagam as aposentadorias e pensões dos servidores municipais. O município de Lapa (PR), por exemplo, tem um gasto mensal no valor de R$ 27 mil, referente às 44 aposentadorias. O repasse do INSS é de R$ 18,6 mil, gerando economia de 69% ao mês.

Ao todo, 209 municípios buscam o recurso com o auxílio da CNM. Rio Grande do Sul é o Estado com o maior número de municípios (46) que aderiram ao módulo de compensação previdenciária do Programa de Gestão Plena Previdenciária (GPP) da entidade.


Notícias relacionadas