
Notícias
22/01/2015
Comissão Nacional de Cultura possui novos integrantes para o biênio 2015/2016
A nova composição da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (Cnic) para o biênio 2015/2016 foi anunciada nesta quarta-feira, 21 de janeiro. A lista com o colegiado está publicada no Diário Oficial da União (DOU) de mesma data. Ao todo, fazem parte da comissão 21 integrantes, dos quais sete são titulares e 14 suplentes.
O grupo reúne profissionais de diversas áreas afins à cultura, como artes cênicas, artes visuais, patrimônio cultural, humanidades, dentre outras. Além disso, é composto por representantes da classe artística, empresarial, sociedade civil e do Estado.
Uma de suas funções é analisar e oferecer pareceres para embasar as decisões de aprovação dos projetos culturais que se candidatam à captação de recursos de renúncia fiscal por meio da Lei Rouanet.
Os integrantes da Cnic são escolhidos pelo ministro da Cultura, com base em uma lista de 42 nomes indicados por 28 entidades habilitadas. A seleção leva em conta, além das áreas temáticas, a representação das cinco regiões do Brasil. A solenidade de posse dos novos integrantes será realizada na semana de 2 a 6 de fevereiro.
Agenda da comissão
Todos os meses, a comissão reúne-se para avaliar os projetos. Ao todo, seis reuniões acontecem em Brasília e cinco divididas entre as regiões brasileiras. O trabalho dos membros é voluntário, porém, os integrantes recebem ajuda e custo para participar das reuniões. Nos anos de 2013 e 2014, a Cnic aprovou mais de 10 mil projetos, autorizados a captar R$ 8,36 bilhões, bilhões, dos quais R$ 1,76 bilhões foram efetivamente captados.
Conheça os integrantes da Cnic
Notícias relacionadas


