
Notícias
13/02/2014
Comemorado hoje, 13 de fevereiro, o Dia Mundial do Rádio
Há três anos, sempre em 13 de fevereiro, comemora-se o Dia Mundial do Rádio. Um dos meios de comunicação mais populares no Brasil, o rádio conta atualmente com mais de 10 mil emissoras espalhadas por todo o país. Dentre elas, mais da metade são comunitárias. As independentes não entram na estatística.
Na frequência AM, FM ou pela internet, as estações de rádio estão presentes em 88% dos domicílios brasileiros. Segundo reportagem especial da Rádio EBC, existem 330 milhões de aparelhos de rádio, além de celulares e carros, onde os ouvintes têm acesso a informações, boletins, músicas, entreterimento e diferentes programações.
A história do rádio no Brasil tem 91 anos. E nos anos 50 teve a maior ascensão - período considerado a “época de ouro do rádio”. Mas a chegada de novos veículos de comunicação, como a televisão e a internet, fizeram o rádio perder espaço e consequentemente recursos de publicidade.
Como sobrevivem
Nos anos atuais, o rádio é responsável por 0,49% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. As emissoras empregam 744 mil pessoas. Elas ainda vivem basicamente de publicidade, que representa 89% da receita das emissoras e 62% desse total é de empresas privadas.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), de toda a publicidade brasileira, o rádio fica com apenas 3,95%. No entanto, venceu rumores de que seria extinto desde a invenção da televisão.
A data em comemoração ao Dia Mundial do Rádio foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Notícias relacionadas


