Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM sugere aos gestores leitura de livro que trata da atividade dos catadores e da reciclagem de resíduos

Notícias

05/04/2016

Compartilhe esta notícia:

CNM sugere aos gestores leitura de livro que trata da atividade dos catadores e da reciclagem de resíduos

05042016_catadores_prefSJCspO livro “Catadores de Materiais Recicláveis: Um encontro nacional” foi recém-publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília. A publicação teve o objetivo de discutir as políticas públicas relacionadas à reciclagem no país sob a perpectiva dos próprios catadores. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) incentiva a leitura do livro pelos gestores municipais, bem como a aproximação da gestão às cooperativas de catadores do Município.

Um dos destaques do livro versa sobre a percepção de que os catadores, até pouco tempo considerados “pessoas invisíveis”, tornaram-se visíveis, reconhecidos como trabalhadores que transformam materiais recicláveis em novos produtos.

O ex-ministro e atual presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Gilberto Carvalho, se pronunciou no lançamento do livro, ressaltando o espaço que o movimento de catadores vem conseguindo nos últimos anos.

“Muitos atualmente estão organizados em cooperativas, se firmaram como agentes econômicos e ambientais, além de mostrarem que, desde que se ofereça oportunidade, lutam e conseguem ombrear-se lado a lado com outros trabalhadores”, disse ele.

Opinião CNM
Com o entendimento de que os catadores são peça-chave no processo de reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, uma vez que conhecem o mercado local dos resíduos passíveis de reciclagem e atuam na prática, a CNM faz um alerta aos gestores municipais.
Esta Confederação ressalta a importância de os gestores entenderem os desafios na organização das cooperativas de catadores. Em outras palavras, de fazerem uma tentativa de imersão no universo destes catadores como forma de fortalecer a gestão de resíduos solídos de seus Municípios.

A CNM aconselha aos gestores procurarem saber como a referida classe se organiza, qual a situação social e identidade dos catadores, quais suas condições de saúde, de trabalho e estilo de vida, quais são suas formas de remuneração, seus desafios tecnológicos e de inovação, como funciona o mercado de recicláveis, entre outras coisas.

A publicação é considerada uma importante aliada para, ao fim da proximidade com a classe de catadores de cada Município, ter a percepção de como o entendimento teórico se alinha com o procedimento prático, conforme exposto no livro.

Acesse a publicação aqui

Notícias relacionadas