Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM representa Municípios no 3º Fórum de Urbanização dos países Brics

Notícias

22/09/2016

Compartilhe esta notícia:

CNM representa Municípios no 3º Fórum de Urbanização dos países Brics

22092016_forumBRICS_cnmA Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do 3º Fórum de Urbanização do grupo de cooperação entre Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul (Brics), que ocorreu entre os dias 14 e 16 de setembro na cidade de Visakhapatnam, na Índia. O fórum reuniu representantes dos governos locais dos países que integram o grupo com objetivo de realizar o enfrentamento dos desafios urbanos de forma cooperada.

Para tanto, foram propostos debates relacionados aos desafios e mecanismos inovadores de financiamento da estrutura urbana, os desafios e avanços recentes dos países na provisão de moradia e obras de urbanização em áreas informais, as denominadas favelas, além de questões de saneamento básico e das ações de prevenção as mudanças climáticas.

Todos esses temas foram debatidos com a finalidade de apresentar subsídios dos países-membros do Brics para a nova Agenda Habitat III que ocorrerá no próximo mês, na cidade de Quito, Equador e da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Participação CNM
A entidade foi representada pela prefeita do Município de Cardeal da Silva (BA), Maria Quitéria Mendes, o vice-prefeito do Município de Alvorada do Gurguéia (PI), Valmir Falcão, e a representante da área técnica de planejamento territorial da CNM, Karla França.

Os representantes da entidade falaram sobre a necessidade de fortalecer o protagonismo dos governos locais em duas sessões das quais participaram no fórum. Na sessão Mudanças Climáticas, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente Urbano, a prefeita Maria Quitéria apresentou os desafios de promover desenvolvimento sustentável vinculado ao desenvolvimento econômico. Ela destacou as dificuldades e inovação dos governos locais na resiliência e planejamento urbano.

Já na sessão Planejamento Regional, a entidade ressaltou a importância de se obter novas fontes de recursos e a necessidade de descentralização da aplicação desses recursos em pequenos e médios Municípios para a promoção do desenvolvimento e redução das desigualdades regionais.

Para a CNM, o 3º Fórum de Urbanização é uma oportunidade dos governos locais  de  cooperarem e construírem  projetos inovadores nas diversas temáticas de  desenvolvimento urbano.

Acesse aqui mais informações sobre o 3º Fórum de Urbanização Brics.

 


Notícias relacionadas