Notícias
04/11/2014
CNM recebe Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento para debate sobre defesa civil
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para discutir avanços na agenda de prevenção de desastres naturais nos Municípios brasileiros. O encontro ocorrido na sede da Confederação, no final de outubro, também proporcionou a troca de conhecimentos sobre a atual estrutura brasileira nas ações de gestão de riscos e resposta a desastres naturais.
Atualmente, o Pnud desenvolve projetos de cooperação junto do governo brasileiro para prevenção de desastres, com atuação nas áreas de pesquisa, articulação e sensibilização social. Diante disso, por meio do diálogo, a CNM busca fortalecer e incorporar a visão do importante papel dos Municípios brasileiros nesse debate.
Um panorama geral da situação dos sistemas de prevenção e respostas a desastres naturais nos Municípios brasileiros foi apresentado pela área técnica de Defesa Civil da CNM durante o encontro. Na ocasião, foi enfatizado que são as gestões municipais sofrem o maior impacto ocasionado por um desastre. Os desafios encontrados atualmente nas competências e atribuições municipais também foram abordados, junto da estrutura atual de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres.
Iniciativa
Além disso, o projeto da CNM de instituir o Observatório de Desastres Naturais foi mencionado. Em fase de elaboração, a iniciativa visa a auxiliar os gestores locais a mitigar os efeitos negativos de calamidades causadas por eventos climáticos. A proposta é que esse Observatório seja institucionalizado, ainda neste ano por meio de um hotsite que, a partir do levantamento e compartilhamento de dados locais, permitirá o acompanhamento, a orientação e a avaliação da implementação da Política Local de Proteção e Defesa Civil nos Municípios brasileiros.
Para a Confederação, a aproximação da entendade com outros órgãos nacionais e internacionais, como o PNUD, promove a incorporação do conhecimento existente nestes organismos às iniciativas das gestões locais. A continuidade desse e de outros diálogos visa, em última instância, o fortalecimento da proteção da população brasileira em emergências e desastres naturais, considerado um dos maiores desafios para mais de 1500 Municípios brasileiros que sofreram desastres naturais nos últimos anos.
Veja apresentação da CNM aqui