Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM quer que os regimes de previdência capacitem seus gestores

Notícias

02/10/2008

Compartilhe esta notícia:

CNM quer que os regimes de previdência capacitem seus gestores

Agência CNM

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, afirmou em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo [edição de 02 de outubro] que os regimes de previdência municipal devem profissionalizar seus servidores para que eles sejam capazes de avaliar a conveniência de aplicações financeiras. "A fiscalização sobre as aplicações dos recursos financeiros dos regimes de previdência dos servidores públicos é importante, assim como o é também a capacitação dos gestores. É necessário incutir neles a consciência da responsabilidade que detêm no trato do dinheiro público e na gestão previdenciária", explicou.

A entrevista foi concedida em razão de uma matéria publicada na última quarta-feira sob o título de “Auditoria mostra rombo de R$ 200 milhões em fundos de pensão’’, que apontou supostas irregularidades em fundos municipais e estaduais”. Segundo a reportagem, as operações causaram prejuízos em 112 prefeituras e três estados do país.


Para inibir situações como as denunciadas, são necessários investimentos na capacitação dos gestores, trabalho que é uma realidade na CNM. “É preciso que o gestor tenha cautela ao realizar os investimentos e esteja atento à Resolução do Conselho Monetário Nacional. Ele estabelece diretrizes a serem adotadas nas aplicações dos recursos financeiros vinculados à previdência pública e à Portaria 155/2008 do Ministério da Previdência Social, que exige que o gestor obtenha a Certificação de Investidor", afirma Ziulkoski .

 

Para o presidente, somente com a profissionalização da gestão afastaremos o assédio das corretoras que vêm negociando títulos sem rentabilidade no mercado, prejudicando os servidores e aumentando o déficit do sistema previdenciário.

Com informações do Estado de S. Paulo

 


Notícias relacionadas