Notícias
22/11/2007
CNM propõe elaboração de plano diretor aos municípios da Amaja
Raquel Montalvão
Agência CNM
Uma proposta de elaboração dos planos diretores participativos (PDP) para todos os municípios integrantes da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja) foi apresentada no dia 20 de novembro por representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) em reunião na Câmara de Vereadores de Santo Antônio do Planalto (RS). O projeto propõe a capacitação de servidores municipais para a elaboração do plano.
O plano diretor, de acordo com os representantes da CNM, possibilita que os municípios tenham seu crescimento e desenvolvimento planejados. A concretização do projeto também gera condição imprescindível para os municípios captarem recursos junto aos órgãos da União. Prefeitos, vice–prefeitos e secretários dos municípios da Amaja participaram da reunião.
Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o plano diretor é instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana do município. “O plano prepara o município para o desenvolvimento, a inclusão social e o respeito ao meio ambiente”, afirma. “Todo município deve ter seu plano, sob pena de sofrer restrições no acesso a recursos”, confirma.
Início do trabalho
Na ocasião, o representante da CNM afirmou que a entidade estará à disposição dos municípios. A reunião foi dirigida pelo prefeito de Cruz Alta, Vilson Roberto Bastos dos Santos. A expectativa é de que até dezembro se tenha a confirmação de quase todos os municípios para que, em janeiro de 2008, seja iniciada a primeira etapa do trabalho.
Conheça o Programa de Desenvolvimento e Planejamento Urbano da CNM