Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM participa na sexta (26) de comissão da Câmara sobre Lei Aldir Blanc

Notícias

22/03/2021

Compartilhe esta notícia:

CNM participa na sexta (26) de comissão da Câmara sobre Lei Aldir Blanc

22032021 comissao cultura camara will shutter camaraAudiência pública virtual da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados debaterá a Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020) - que instituiu o auxílio emergencial da cultura -, nesta sexta-feira, às 9 horas. Está prevista a participação do secretário especial de Cultura, Mário Frias. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) foi convidada a participar do debate.

Além de secretários estaduais e municipais, representantes do setor artístico estarão na audiência pública. O objetivo é discutir a Lei Adir Blanc, que tratou do pagamento de auxílio emergencial a artistas, produtores, técnicos e espaços culturais como forma de auxiliar um dos setores mais afetados pela pandemia do coronavírus.

Para orientar as gestões municipais, durante todo o período de emergência pública em saúde, as áreas técnicas da CNM produziram materiais técnicos. Na área da cultura, estão disponíveis notas técnicas e outros materiais sobre a Lei Aldir Blanc na Biblioteca on-line da entidade. O último conteúdo publicado fala do novo comunicado da Secretaria Especial da Cultura com as orientações preliminares sobre os procedimentos para prestação de contas dos Municípios à União. A Nota Técnica 5/2021 da CNM reúne os esclarecimentos referentes à norma vigente.

Prazos
A Medida Provisória (MP) 1.019/2020, publicada em dezembro de 2020, prorrogou o prazo para a conclusão da execução dos recursos da Lei Aldir Blanc. A MP atendeu em parte reivindicação municipalista apresentada pela CNM, mas ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional - até 2 de abril - para não ter seus efeitos cancelados.

No total, foram apresentadas 41 emendas à MP, mas que não englobam a totalidade das pautas municipalistas. Por isso, a CNM elaborou proposta de texto que consolida as demandas dos Municípios, a fim de que sejam incorporadas no substitutivo do relator da MP 1.019/2020 na Câmara dos Deputados. O tema também já foi debatido, em encontro virtual, com o deputado federal Glaustin da Fokus (PSC/GO), cotado como relator.

Da Agência CNM de Notícias, com informações da Agência Câmara
Foto: Will Shutter/Câmara dos Deputados


Notícias relacionadas