Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM participa do lançamento da Virada Ambiental 2021 para incentivar plantio de mudas nativas nos Municípios

Notícias

17/06/2021

Compartilhe esta notícia:

CNM participa do lançamento da Virada Ambiental 2021 para incentivar plantio de mudas nativas nos Municípios

17062021 meio ambiente projeto virada ambientalA Confederação Nacional de Municípios (CNM) participa nesta sexta-feira, 18 de junho, do lançamento virtual do Projeto Virada Ambiental 2021. A iniciativa pretende mobilizar os Municípios de todo país para plantarem espécies vegetais nativas. Idealizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), a Virada Ambiental tem como importantes colaboradores a Associação Goiana de Municípios (AGM) e a Federação Goiana de Municípios (FGM). A cerimônia será transmitida a partir das 9 horas no Youtube do projeto.

Na oportunidade, as entidades municipalistas vão detalhar de que forma o seu Município pode participar e esclarecer as dúvidas do público. A Confederação será representada pelo presidente da FGM e vice-presidente da CNM, Haroldo Naves. Essa é a terceira edição do projeto, que começou em Goiás como forma de sensibilizar a sociedade em relação à importância do plantio de mudas nativas para a conservação da biodiversidade. A meta deste ano é continuar levando a iniciativa para os Municípios dos outros Estados, para tornar nacional a atuação da Virada Ambiental.

A área técnica de Meio Ambiente da CNM destaca que o plantio de espécies nativas é uma ação importante para a preservação da biodiversidade e contribui no resgate dos serviços ambientais locais, como a manutenção dos cursos d’água para abastecimento e melhoria do microclima. Além disso, as áreas verdes são espaços importantes para o lazer e o bem-estar da população. O Município interessado em participar deve se comprometer com o plantio orientado de mudas de árvores durante o mês de novembro.

Histórico
Na primeira edição da Virada Ambiental, em 2019, foram plantadas milhares de mudas por todo o Estado de Goiás. Mais da metade dos Municípios aderiram à ação, sendo cada um responsável pelo plantio de, no mínimo, 1.000 mudas. A Virada Ambiental foi instituída pela Lei 20.552/GO, que determinou o Dia da Consciência Ambiental em Goiás, em 22 de novembro, para tornar essa conscientização um hábito popular. A escolha de novembro se deu, principalmente, em função de coincidir com o início do período chuvoso, momento ideal para o plantio, nas condições do cerrado.

Já a segunda edição da Virada Ambiental em 2020 contou com a participação de 187 Municípios goianos, e 7 Municípios de outros quatro Estados (Ceará, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul). A ideia é que o número de Municípios que participam da Virada Ambiental aumente, pois os benefícios da iniciativa serão sentidos pelos munícipes por vários anos.

Durante a comemoração da data, toda a comunidade, impulsionada pelos gestores locais, é convidada a plantar mudas de espécies nativas em localidades diversas, com programações distintas e, de preferência, ao mesmo tempo. A Virada Ambiental também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os objetivos, estão medidas ligadas à conservação dos recursos naturais, à proteção e recuperação dos ecossistemas e também à biodiversidade.

Parcerias do projeto
A CNM é uma entidade parceira na divulgação da iniciativa junto aos Municípios do país. Realizado pela Universidade Federal de Goiás, o projeto também tem como colaboradores a Associação Goiana de Municípios (AGM), Federação Goiana de Municípios (FGM), Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) e a Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater).

Outras instituições públicas, governamentais e da sociedade civil, ligadas ao meio ambiente, ao ensino e à pesquisa, além das prefeituras que aderiram à proposta também apoiam o Projeto Virada Ambiental. Eentre elas, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), o Saneamento de Goiás (Saneago), entre outras.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas