Notícias
27/09/2022
CNM participa de webinário sobre infraestrutura de antenas para Cidades Inteligentes
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participará, na quinta-feira, 29 de setembro, do webinário O Papel da Infraestrutura de Telecomunicações para a Criação das Cidades Inteligentes. Promovido pelo Movimento Antene-se, o evento terá transmissão ao vivo às 10 horas. Acompanhe aqui.
O objetivo do webinário é destacar o papel da infraestrutura de conectividade – começando pela atualização da lei de antenas nos Municípios – para a criação das Cidades Inteligentes, mesmo antes da chegada do sinal do 5G. A CNM apresentará os desafios e as oportunidades dos Entes locais ao modernizarem as legislações urbanísticas que disciplinam normas para a instalação de telefonia e internet.
Na oportunidade será debatida ainda a relevância da implementação das infraestruturas de telecomunicações, em especial das antenas de telefonia e internet, para viabilizar a conectividade e oportunizar serviços para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e dos serviços públicos nos Municípios.
O porta-voz do movimento Antene-se, Luciano Stutz, fará uma retrospectiva da atualização das leis municipais de antenas. Integram a programação representantes da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abrainc), Investe São Paulo e Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS-Rio).
Antenas e iniciativas da CNM
Para apoiar os Municípios no processo de revisão das normas, a área de Planejamento Territorial e Habitação da CNM lançou a publicação Licenciamento de antenas e infraestrutura de suporte para telefonia e internet. O material auxilia os gestores locais na atualização das legislações urbanísticas para viabilizar a tecnologia 5G.
Também foi divulgada a minuta de projeto de Lei da Confederação para apoiar os Municípios na revisão das normas locais. O documento está disponível no Conteúdo Exclusivo da CNM. Além disso, a entidade tem promovido seminário técnicos para apoiar os governos municipais.
Gestores e demais agentes municipais podem contar também com material de apoio produzido pela área técnica de Inovação da Confederação que traz explicações sobre Municípios inteligentes, humanos e sustentáveis. O folder elenca os cinco níveis de um Município inteligente, de forma compreensível sobre cada etapa que compõe o processo e possibilita avaliar em qual dessas etapas o Ente local se encontra.
Da Agência CNM de Notícias, com informações do Movimento Antene-se