Notícias
16/06/2005
CNM participa de Seminário de Saneamento oferecido pelo BID
Maria Luiza Albuquerque
Agência CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou nesta quarta-feira, 15 de junho, convidada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) do Seminário de Saneamento Básico, no Hotel Mercure em Brasília.
Representantes do BID apresentaram estratégias para alcançar as Metas do Milênio no setor de água e saneamento no Brasil, diretrizes estabelecidas pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Penude) dos países membros (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai). Mostrando como o BID pode desenvolver ações de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e definindo o marco de referência para futuras operações no setor.
Durante o seminário, a CNM foi reconhecida como uma entidade municipal fidedigna e recebeu o convite do ministro das cidades, Olívio Dutra, para participar de uma reunião em que será discutida a questão do saneamento no Brasil.
Ainda, durante o Seminário foi acertada a realização em parceria com o Fórum Nacional de Secretários estaduais de saneamento, a Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (AESBE), e agora o governo federal, segundo afirmou o ministro Dutra, para a realização de 26 seminários em todo o país. Terá por base as discussões do Projeto de Lei 5296/05, que institui diretrizes para os serviços públicos do saneamento básico, a Política Nacional de Saneamento e o posicionamento dos municípios com relação ao projeto do governo que até ontem tinham 819 emendas.