Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM participa de reunião sobre presença brasileira no cenário internacional

Notícias

04/09/2009

Compartilhe esta notícia:

CNM participa de reunião sobre presença brasileira no cenário internacional

CNM

A necessidade da maior presença brasileira no cenário de cultura internacional foi um dos temas discutidos pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) na 7ª reunião ordinária. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) é uma das integrantes do conselho - representa os Municípios brasileiros nos diversos debates de Cultura e Turismo.

De acordo com apresentação, feita no encontro, o Brasil é um dos líderes na discussão Relações Internacionais de Cultura. O debate enfocou a matriz cultural brasileira, que é considerada afro/indígena, e o papel dos governos federal, estadual e municipal na nova ordem internacional.

Para especialistas da área, a atividade turística está diretamente ligada às atividades culturais e as duas representam desenvolvimento para o Município, por meio da geração de renda e crescimento do mercado de trabalho. Assim, o governo prevê que é importante desenvolver projetos que contemplem três dimensões: simbólica, cidadã e econômica.

A CNM acredita que a participação dos Municípios nestas discussões é fundamental, uma vez que responsabilidade da prefeitura fica bastante acentuada, pois ela precisa disponibilizar infra-estrutura local, transporte de qualidade e comunicação eficiente.

Além disso, o Município é responsável por desenvolver projetos e ações que promova o turismo cultural, assim como a viabilização da recuperação e conservação dos produtos turísticos e culturais. Como por exemplo: parques temáticos, culturais, ambientais, prédios históricos, museus e teatros.

Com base nas discussões, a CNM avalia que o Brasil está em desenvolvimento e os gestores públicos devem ter uma visão ampla para identificar oportunidades que colaborem para o desenvolvimento.      

Participantes

Também compôs a pauta da reunião, além de cultura internacional, cultura e turismo, Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Reforma Lei Rouanet e a preparação do Brasil para Copa 2014 – com destaque para o treinamento de pessoas para o atendimento dos turistas. Em relação ao Ibram, o foco foi para a importância da preservação histórica local e regional, influência na transformação social, e a capacidade de aliar o passado ao presente sem perder as riquezas dos antepassados.



Notícias relacionadas