
Notícias
26/06/2009
CNM participa de reunião do Codefat
CNM
Representantes das áreas de Cultura e Educação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participaram de reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), nesta quarta-feira, 24 de junho. O encontro buscou definir a fonte de apoio e recursos para a capacitação de profissionais no atendimento ao cidadão nas bibliotecas públicas do País. O treinamento de profissionais não terá nenhum custo aos Municípios.
A qualificação dos atendentes das bibliotecas faz parte de um programa que pretende levar ao menos para um espaço de leitura a cada Município brasileiro. Os gestores municipais serão responsáveis pelo espaço físico e a definição de dois profissionais. O governo disponibilizará kits com 2,5 mil livros, equipamentos eletrônicos e móveis necessários para o funcionamento de uma biblioteca.
Após indicar os funcionários, os gestores deverão procurar manter o profissional capacitado no cargo o maior tempo possível. Para isso, a CNM aconselha a indicação de funcionários de carreira no Município.
Recursos e apoio
Na reunião, a CNM foi convidada a apoiar na divulgação deste treinamento de pessoal. A Confederação considera relevante a atenção dos gestores para a qualificação dos atendentes, uma vez que a implantação de bibliotecas públicas representa educação e cultura de qualidade para a população. No Brasil, mais de 600 Municípios ainda não possuem ao menos um espaço público para leitura.
As verbas serão do Sebrae e do Fundo do Codefat. Os Ministérios da Cultura e de Ciências e Tecnologias serão consultados para complementar os recursos.
Notícias relacionadas


