Notícias
14/05/2018
CNM participa de reunião do projeto de Mudanças Climáticas em Araripina (PE)
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participa de reunião de trabalho do projeto de Cooperação Urbana Internacional, impulsionado pela entidade na forma do projeto Mudanças Climáticas. O encontro reúne representantes das cidades de Araripina (PE) e de Santo Tirso (Portugal), nesta segunda-feira, 14 de maio, para dar início às ações de desenvolvimento urbano sustentável.
De acordo com a consultora da Confederação Claudia Lins, que participa do encontro pioneiro, as cidades integrantes do programa da cooperação internacional se reúnem no Município pernambucano para iniciar o desenvolvimento de projetos de maneira integrada e participativa, em três áreas centrais: revitalização de áreas urbanas, mudança climática e cidades inteligentes e tecnológicas.
A iniciativa – lançada pela União Europeia em parceria com a CNM, no âmbito da Cooperação entre Cidades do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) – deve apoiar governos locais para conectar e compartilhar soluções no contexto da Nova Agenda Urbana e da luta contra a mudança climática. Em Araripina, as ações terão foco na revitalização da mata ciliar do Riacho São Pedro e a requalificação de áreas verdes para a execução de parque urbano. Em Santo Tirso, na reabilitação das margens e gestão dos rios Ave e Vizela.
Para a região da América Latina e Caribe, o programa terá duração de três anos para a participação de 20 cidades da Argentina, do Brasil, da Colômbia, do Chile e do Peru para colaborações com homólogos europeus. O orçamento é de aproximadamente 5 milhões de euros e, ao final, está previsto o Pacto Global dos Prefeitos para o Clima e Energia, estabelecido em 20 países da região.