Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM participa de encontro sobre as deliberações da IV Conferência Nacional de Meio Ambiente

Notícias

23/05/2014

Compartilhe esta notícia:

CNM participa de encontro sobre as deliberações da IV Conferência Nacional de Meio Ambiente

Gov. São PauloA Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou de encontro em Brasília junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), centrais sindicais como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Central Geral dos Trabalhadores (CGT), catadores e vários ministérios. O objetivo era iniciar o monitoramento das ações decorrentes da conferência Nacional de Meio Ambiente realizada em outubro de 2013 e que reuniu, em Brasília, aproximadamente 2.000 delegados e versou sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
 
De acordo com o MMA, várias ações estão começando a ser implantadas. A logística reversa foi referida como um instrumento de desenvolvimento econômico e social e caracterizado pelo conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento e reciclagem, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos. Durante a reunião foi ressaltado um edital que convoca fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos eletroeletrônicos e seus componentes, para a elaboração de proposta de acordo setorial.
 
Depois de análise da proposta, um acordo será firmado juntamente com o poder público. O objetivo é a implantação de sistema de logística reversa de abrangência nacional para os produtos eletroeletrônicos e seus componentes. Para a Confederação é necessário encontrar uma posição com recursos repassados aos Municípios e não somente para os catadores como propõe a indústria.
 
Comitê de acompanhamento
Finalmente ficou acordado a criação de um comitê de acompanhamento das deliberações da IV Conferência Nacional de Meio Ambiente. Para compor o comitê foram indicadas duas cadeiras para o segmento municipalista. A titularidade de uma delas será da CNM e a outra da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) e as duas suplências destas duas vagas serão preenchidas pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) e pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
 

Notícias relacionadas