Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM participa de debates sobre metas a ser apresentadas ao PNC

Notícias

28/10/2011

Compartilhe esta notícia:

CNM participa de debates sobre metas a ser apresentadas ao PNC

CNM

Metas para o Plano Nacional de Cultura (PNC) foram discutidas nesta quarta-feira, 26 de outubro, por colegiados setoriais de Teatro e Circo, do Ministério da Cultura (MinC). O presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Antonio Grassi, estava presente e apresentou ações para os segmentos. Representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participaram das discussões.

O Plano, previsto a partir da Lei 12.343/2010, estabelece 48 metas elaboradas sob 275 ações a serem atingidas até o ano de 2020. Dentre elas, está o aumento em 30% do número de Municípios com grupos em atividade nas áreas de teatro, dança, circo, música e artes visuais. A reunião desta quarta-feira debateu outras metas, que serão apresentadas futuramente ao plano.

Participante ativa, a CNM passou a ter assento permanente no Colegiado do Circo. Agora representará os Municípios também em avaliações de demandas do segmento, o que seria muito interessante para cultura do país na geração de renda e trabalho.

Destaques
Um dos destaques da reunião foi o Programa CulturaPrev, que será a base de um Plano de Previdência Privada para os artistas de teatro e circo. A proposta faz parte do Projeto de Lei (PL) 6.722/2010. Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o projeto está avançando satisfatoriamente nos debates com outras áreas, mas seria importante que os artistas se informassem sobre o programa e buscassem formas de contribuir para o projeto.

Outra meta bastante discutida pelos participantes do Colegiado foi o investimento em cursos técnicos, formação e capacitação de profissionais na área, e em equipamentos e espaços culturais para circo.

Ziulkoski enfatiza que é importante os Municípios conhecerem bem as propostas para que possam também fazer parte dos debates. 

 

 


Notícias relacionadas