Notícias
19/11/2015
CNM participa de curso sobre conservação preventiva de bens culturais na Colômbia
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) vai participar do Curso de Conservação Preventiva de Bens Culturais que será realizado entre os dias 23 e 27 de novembro em Cartagenas das Índias, Colômbia. O evento tem como objetivo transmitir conhecimentos sobre técnicas, metodologias e modelos de estratégias de conservação preventiva em bens culturais.
Durante o curso, serão desenvolvidos temas como os planos nacionais de conservação preventiva do patrimônio cultural, gestão de projetos de conservação em sítios históricos, plano nacional de emergências e oficinas práticas de elaboração de planos de conservação preventiva.
O curso é dirigido a profissionais que atuam na conservação e gestão do patrimônio cultural, lotados em órgãos governamentais, instituições públicas e privadas relacionadas com a temática da conservação preventiva. A CNM considera que os temas do curso estão ligados à temática das cidades históricas desenvolvida pelas áreas da Cultura e do Turismo da Confederação.
Ausência de programas
A CNM entende que as cidades históricas não possuem programas de conservação preventiva. Isso resulta em aportes de recursos financeiros sistemáticos para as obras de restauração. Nesse contexto, a Confederação acredita que a preservação do patrimônio cultural brasileiro deve ser um compromisso firmado entre a sociedade e as esferas do governo.
Entretanto, na prática, a conservação preventiva não tem sido prioridade nos planos municipais. Por isso, a participação da CNM no evento pode significar a oferta de ferramentas para que os gestores priorizem uma agenda voltada ao desenvolvimento sustentável das cidades históricas brasileiras.
O curso será ministrado pelo Centro de Formação da Cooperação Espanhola de Cartagena das Indias e organizado pelo Ministério de Educação, Cultura e Desportos / Instituto do Patrimônio Cultural da Espanha.