Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM participa de Curso de Conservação Preventiva em Bens Culturais na Colômbia

Notícias

03/12/2015

Compartilhe esta notícia:

CNM participa de Curso de Conservação Preventiva em Bens Culturais na Colômbia

Agência CNMA Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do Curso de Conservação Preventiva de Bens Culturais, realizado entre os dias 23 e 27 de novembro em Cartagena das Índias, Colômbia. O curso foi ministrado pelo Centro de Formação da Cooperação Espanhola de Cartagena.

Na programação foram discutidos temas como os planos nacionais de conservação preventiva do patrimônio cultural, projetos locais de conservação preventiva e gestão de sítios históricos. A segunda parte do curso contemplou trabalho de campo mediante análise do estado de conservação dos bens imóveis de Cartagena e a elaboração de propostas de planos de conservação preventiva.

A CNM apresentou, durante o evento, a pauta prioritária da entidade e um estudo técnico sobre o panorama da execução financeira das obras do Pac das Cidades Históricas (PAC-CH). A Confederação enfatizou o protagonismo que tem nas ações da Associação Brasileira das Cidades Históricas Turísticas (ABCHT) e da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), ambas entidades voltadas à promoção e o desenvolvimento dos núcleos e sítios históricos nacionais.

Plano 4C
O diretor da Divisão de Patrimônio Cultural de Cartagena, Alfonso Cabrera Cruz, proferiu a palestra Projetos Locais de Conservação, em que foi abordado o Plano 4C - Cartagena Competitiva e Compatível com o Clima. O plano tem como objetivo promover o desenvolvimento compatível com o clima, e é um exemplo inovador de colaboração entre organizações públicas e privadas que estão unindo esforços para impulsionar a visão de uma Cartagena mais adaptada, includente e competitiva.

A iniciativa é liderada pela Alcaldía de Cartagena - Secretaria de Planejamento Distrital, e coordenada pela Invest In Cartagena, agência de inversão de Cartagena, em parceria com as entidades que conformam a Comisión Interinstitucional de Cambio Climático de Cartagena. As instituições parceiras propõem impulsionar esta agenda de transformação, fazendo de Cartagena uma cidade de projeção mundial e de vanguarda na região.

O evento foi organizado pelo Ministério de Educação, Cultura e Desportos / Instituto do Patrimônio Cultural da Espanha. Estiveram presentes profissionais de treze países da América do Sul e Caribe, lotados em órgãos governamentais, instituições públicas e privadas que atuam na conservação e gestão do patrimônio cultural.


Notícias relacionadas