Notícias
25/04/2014
CNM participa de Assembleia Nacional de Saneamento em Minas Gerais
Representante da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participará da Assembleia Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), em Uberlândia (MG). Durante o evento, programado para ocorrer de 4 a 9 de maio, o coordenador da Área de Meio Ambiente da CNM vai abordar o tema Planos Municipais de Saneamento Básico: dificuldades de elaboração e da implantação.
Além do mencionado acima, a Confederação também estará em outros grupos de discursões durante a Assembleia. Como, por exemplo, a mesa redonda Resíduos Sólidos: Logística Reversa, acordo setorial de embalagem em geral e Coleta Seletiva. Também estão previstos outros debates sobre os quatro eixos que estruturam a área de Saneamento. São eles: abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; limpeza urbana e tratamento adequado de resíduos sólidos; e drenagem de águas pluviais.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, tem alertado para as dificuldades de os Municípios atenderam às obrigações impostas pela legislação. “A lei é feita em Brasília e impõe aos Municípios a elaboração de um plano sem indicar a fonte dos recursos”, disse. Para o presidente, a opção agora é viabilizar a aplicação de recursos da iniciativa privada e, ainda, o financiamento internacional.
Ziulkoski vem alertando que entre os problemas, as prefeituras estão em crise e não têm verba orçamentária para elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico. Apesar de o prazo ter sido prorrogado por mais um ano, o líder municipalista destaca que, sem recursos, as prefeituras não conseguirão desenvolver o projeto.
Veja a programação aqui e mais informações aqui