Notícias
01/02/2010
CNM participa da elaboração de normas para recolhimento de resíduos sólidos
CNM
Em reunião com o Grupo de Trabalho sobre Lâmpadas Mercuriais e Eletro-Eletrônicos, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), no dia 28 de janeiro, debateu o destino destes resíduos, que na maioria das vezes depende do Município. A CNM compõe um dos três subgrupos criados durante a reunião para elaborar propostas e ajudar a solucionar este problema.
O objetivo dos grupos é elaborar normas e procedimentos para todas as regiões do País que fixem um destino às lâmpadas e aos eletro-eletrônicos descartados no lixo. Essa questão é relevante porque se trata da Saúde Pública do cidadão, principalmente dos catadores de materiais recicláveis. Esses materiais contêm metais nocivos aos serres humanos e prejudicam o Meio Ambiente.
Após esta primeira reunião, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), os subgrupos – Governo, meio acadêmico e entidades não governamentais e produtores e distribuidores – se reunirão em maio de 2010 para apresentar as propostas para o descarte dos resíduos.
Contaminação
Resíduos sólidos que contêm metais pesados podem contaminar quaisquer organismos vivos, como solo e a água. Ao ser humano, as consequências são efeitos negativos no sistema nervoso. Por isso, a coleta desses materiais deve ser diferenciada e cautelosa.