Notícias
20/12/2013
CNM participa da comissão organizadora da Conferência de Proteção e Defesa Civil
A Comissão Organizadora da 2.ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (CNPDC) esteve reunida na terça-feira, 17 de dezembro, para fortalecer as estratégias de apoio as etapas preparatórias para o encontro nacional. A Confederação Nacional de Municípios (CNM), integrante da Comissão, incentiva os Municípios a realizarem as etapas locais.
Com o tema Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional, a 2ª Conferência Nacional ocorrerá entre os dias 27 a 30 de maio de 2014. Mas, antes do encontro nacional, encontros locais são promovidos. Nesse sentido, a CNM destaca a importância do debate que reúne o Poder Público a e sociedade civil, com objetivo de levantar as prioridades e as propostas para o fortalecimento de uma Política Nacional de Proteção e Defesa Civil mais integrada às necessidades locais.
De acordo com os esclarecimentos da Confederação, os Municípios que desejam realizar a etapa local ou intermunicipal já podem promovê-la, desde o dia 6 de novembro, até dia 15 de março de 2014. O Regimento Interno Nacional, ainda segundo a CNM, estabelece que as conferências municipais ocorram pelo menos 30 dias antes da Conferência Estadual.
Assim, depois dos Municípios, os Estados e o Distrito Federal devem promover o debate. Para essas conferências estaduais, o período de promoção vai do dia 20 de março até dia 20 de abril de 2014. Paralelamente, as etapas municipal e estadual, ocorrerão às etapas livres e virtual – de 1.º de fevereiro a 31 de março e de 2 de janeiro a 31 de março, respectivamente.
Engajamento
Caçador (MT) foi o primeiro Município do Estado a realizar a etapa municipal. Durante a conferência, no dia 18 de dezembro, foram debatidos e elencadas propostas alinhavadas nos eixos temáticos nacionais:
- para a gestão integrada de risco e resposta a desastres;
- Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa civil;
- Gestão do Conhecimento em Defesa Civil e;
- Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil.
Já Municípios mato-grossenses do consórcio Portal da Amazônia utilizaram o formato intermunicipal e promoveram a discussão, de forma consorciada, nos dias 12 e 13 de dezembro, em Itaúba. Fazem parte do portal: Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte.
A CNM destaca que o envolvimento dos gestores locais nos debates é fundamental. A entidade defende que eles representam um importante subsídio para o debate. Principalmente, em relação a ampliação de recursos federais destinados a prevenção aos desastres, ampliação de cursos de capacitação voltados a realidade dos gestores locais e o acesso aos recursos federais de forma rápida para respostas emergenciais efetivas, formas de reinserção da comunidade e reconstrução das infraestrutura necessárias.
Mais informações sobre a Conferência aqui