Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM participa da 1.ª Reunião do Grupo de Trabalho para a Mobilidade Urbana

Notícias

07/05/2014

Compartilhe esta notícia:

CNM participa da 1.ª Reunião do Grupo de Trabalho para a Mobilidade Urbana

Pref. CuritibaA Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou nesta terça-feira, dia 6 de maio, da 1ª. Reunião do Grupo Interfederativo, em Brasília. A entidade integra o colegiado na condição de representante dos Municípios.  A composição do grupo interfederativo, com representantes legais dos três níveis do governo, foi regulamentada pela Portaria 19/2014 da Secretaria de Relações Institucionais do Comitê de Articulação Federativa.
 
Na oportunidade, foram realizadas apresentações de propostas inovadoras para o planejamento, o finaciamento, o acesso, o barateamento da tarifa que melhore  a qualidade e o acesso ao uso do transporte público urbano.
 
O grupo tem como atribuição elaborar um conjunto de medidas de curto, médio e longo prazo que deverá orientar o Pacto pela Mobilidade Urbana. Os representantes terão um prazo de oito meses para apresentar ao Comitê de Articulação Federativa (CAF) um relatório contendo o referido conjunto de medidas de curto, médio e longo prazo, para compor o Pacto pela Mobilidade Urbana.
 
A CNM destaca a necessidade de reajuste no cronograma das atividades do grupo  para que seja apresentado o mais breve, o relatório com propostas e recomendações  ao Comitê de Articulação Federativa (CAF) no prazo inferior aos oito meses previsto. Para a entidade é necessária celeridade na priorização de propostas para a efetivação do Pacto pela Mobilidade Urbana em consonância com as distintas realidades dos Municípios.
 
A Confederação informa que, na próxima reunião, prevista para o mês de junho, deverá ocorrer o aprofundamento  da proposta de implementação do Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Reitup) e a priorização das propostas.

Notícias relacionadas