Notícias
21/12/2012
CNM incentiva Municípios a participarem na implantação CAR
As Propostas e sugestões para implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) nos Estados que integram o bioma Cerrado foram apresentadas no dia 12 de dezembro, em Palmas (TO), na Oficina de Consulta Pública para Elaboração do Projeto de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais no Cerrado. O encontro, promovido no âmbito do Programa de Investimento Florestal (FIP), foi o primeiro de uma série de três oficinas organizadas pelo governo federal, em parceria com o FIP.
Ao longo das três oficinas serão consultados gestores públicos dos órgãos estaduais e municipais de Meio Ambiente, Agricultura, institutos de terras, entidades representativas dos agricultores, ONGs, universidades, dentre outros. E o objetivo é discutir a agenda de regularização ambiental nos Estados que integram o bioma: Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e o Distrito Federal.
O CAR é um registro eletrônico de abrangência nacional junto ao órgão ambiental competente, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sinima), obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.
Participação
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) incentiva a participação dos Municípios no processo de cadastramento dos imóveis rurais. A entidade destaca que é fundamental a visão dos Municípios neste processo, por este motivo vai auxiliá-los, por meio de ofício ao Ministério do Meio Ambiente, para requer a participação da CNM – que é a maior representante dos Municípios no Brasil – nas discussões acerca da implantação do CAR.
Mais informações sobre o CAR aqui