
Notícias
09/12/2011
CNM fala sobre os desafios dos Municípios, em audiência sobre circos
Os desafios para democratizar as políticas públicas culturais nos Municípios Brasileiros, especialmente as voltadas ao circo, foram tratadas durante audiência pública na Câmara dos Deputados. A pauta a cima foi abordada por um representante da Confederação Nacional de Município (CNM), nesta quinta-feira, 8 de dezembro, durante encontro da Comissão de Educação e Cultura que debateu as dificuldades enfrentadas pelos circos para conseguir alvarás de funcionamento.
Em sua apresentação, o representante da CNM destacou que a entidade incentiva os Municípios a estimular as atividades circenses. O movimento municipalista acredita que além de promover a cultura, os circos criam empregos e o desenvolvimento regional.
Trabalhamos para estimular as prefeituras, de forma que a Cultura – as atividades culturais – seja coadjuvante no desenvolvimento das cidades. Também orientamos os gestores a criarem espaços adequados, com infra-estrutura e segurança. Disse o técnico da entidade durante sua exposição.
Apresentações
De acordo com as apresentações feitas na ocasião, dados da União Brasileira de Circos (UCBI) indica que o Brasil tem hoje três mil circos, mas a informalidade ainda é uma critica dos representantes do setor.
Presidida pelo deputado Tiririca (PR-SP), a audiência também recebeu representantes do setor e do governo. O parlamentar propôs o debate com a expectativa de promover uma discussão no Congresso Nacional. Ele mencionou os problemas enfrentados e o preconceito contra os trabalhadores da área.
Notícias relacionadas


