Home / Comunicação / CNM esclarece sobre funcionalidades do Observatório dos Desastres
Notícias
25/08/2016
CNM esclarece sobre funcionalidades do Observatório dos Desastres
Como conhecer um pouco mais sobre os desastres naturais ocorridos no Brasil? Para isto basta acessar o portal do Observatório dos Desastres lançado em 2015 pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Ele foi desenvolvido para que os gestores municipais possam acompanhar, monitorar e avaliar a implementação da Defesa Civil nos Municípios brasileiros a partir do levantamento e compartilhamento de dados e informações das realidades locais.
O Observatório possui quatro mapas. Um sobre desastres naturais, outro sobre estrutura e planejamento e terceiro sobre recursos da União. Além disto é possível ainda encontrar um panorama dos prejuízos pela seca ou excesso de chuvas de 2012 a 2015.
Além de visualizar a questão em todo o território nacional, é possível segmentar a busca de acordo com o tipo de desastre, os prejuízos causados e o Município.
O novo mapa permite verificar não apenas os danos humanos, como também os prejuízos sobre o setor público e o setor privado. Também é possível filtrar a busca de acordo com o tipo de desastre – seca, chuva ou outros – e pelo ano. O sistema oferece ainda uma opção para somar os últimos quatro anos, a partir de 2012. Todo o conteúdo está disponível gratuitamente.
História do Observatório
Desde a XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios em 2015, o Observatório dos Desastres é um projeto da CNM com o objetivo de manter os gestores informados sobre as ações de proteção e defesa civil no Brasil. Além disso, apresenta os problemas decorrentes dos desastres naturais sobre os Municípios brasileiros.
Além dos mapas os gestores têm acesso a notícias, artigos, estudos técnicos e outros materiais. Dúvidas e informações adicionais podem ser obtidas junto à área de Defesa Civil da entidade pelo e-mail: defesa.civil@cnm.org.br.
Acesse aqui o Observatório dos Desastres.