
Notícias
16/03/2020
CNM e representantes da Secretaria Especial da Cultura voltam a debater ações estratégicas
Novo encontro da Confederação Nacional de Municípios (CNM) com representantes da Secretaria Especial da Cultura, para debater ações estratégicas e prioridades de investimentos para os Entes municipais, ocorreu na sede da entidade, na manhã da última sexta-feira, 13 de março. A analista técnica de Cultura da Confederação, Ana Clarissa Fernandes, recebeu a coordenadora-geral de Gestão de Equipamentos, Isadora Tsukumo, e o diretor do Departamento de Desenvolvimento, Análise, Gestão e Monitoramento, Cláudio Cardoso.
Integrantes da Secretaria de Difusão e Infraestrutura Cultural (Seinfra), Isadora e Cardoso estiveram nas últimas reuniões que vêm tratando sobre a necessidade da realização de pesquisas para subsidiar a implementação de políticas federais de cultura, a fim de garantir novas oportunidades para os Municípios. Eles reconheceram a importância da CNM para se chegar à base, com informações sobre políticas públicas e com levantamento de dados para nortear ações governamentais. “A capacidade de capilaridade da CNM nos deixa animados”, disse Cláudio.
Diante isso, a técnica da CNM explicou as contribuições da entidade para o andamento de ações em desenvolvimento com a Seinfra, que impulsionaram integração inovadora entre as atuais secretarias vinculadas à Secretaria Especial da Cultura. Nesse ponto, Isadora reforçou o valor das ações conjuntas e integradas e Cláudio destacou que parcerias são tecnicamente positivas para divulgar o bom trabalho, dentre outros benefícios. “Historicamente, não se tem tantas ações integradas, e isso é uma coisa a ser valorizada”, reforçou a coordenadora-geral.
A técnica da Confederação também falou da organização da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, agendada entre os dias 25 e 28 de maio; da possibilidade de debater os desafios e as boas práticas municipais; e de pautar a área da cultura com municipalistas de Norte a Sul, durante a programação.
O encontro oportunizou ainda a apresentação do projeto CNM Qualifica, em parceria com as entidades estaduais e microrregionais municipalistas, para orientar os gestores locais sobre temas importantes para o desenvolvimento da gestão pública municipal de cultura. Como por exemplo sobre pautas municipalistas do setor: a regulamentação do Sistema Nacional de Cultura (SNC), o repasse fundo a fundo e a criação de editais de financiamento voltados aos Municípios e consórcios públicos intermunicipais.
Um estudo técnico sobre as prioridades municipais para financiamento federal na área da cultura está sendo produzido pela entidade, e deve ser finalizado e divulgado em breve, contou a técnica da Confederação. Ela também mencionou o interesse dos Entes municipais por novas oportunidades no âmbito do programa Estação Cidadania e por editais voltados ao fomento de fanfarras e bandas marciais e à criação de novas bandas.
Por fim, Ana Clarissa mostrou aos visitantes a página da área técnica de Cultura do site da CNM e apresentou algumas das publicações da Biblioteca on-line da CNM, dentre estudos, notas técnicas, cartilhas e etc.
Leia também:
CNM troca informações com Secretaria Especial da Cultura com foco em editais para Municípios
CNM se reúne com secretário para tratar do projeto Estação Cidadania
Por Raquel Montalvão
Da Agência CNM de Notícias
Notícias relacionadas


