Notícias
13/10/2022
CNM e parceiros promovem debate sobre Planejamento Urbano e Gênero
Na próxima segunda-feira, 17 de outubro, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promove debate virtual com o tema “Planos diretores e gênero: Desafios e possibilidades”. O encontro virtual é uma parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), a Agência de implementação da cooperação alemã para o desenvolvimento (GIZ) e as Prefeituras de Pau dos Ferros (RN) e Andradas (MG), e acontece a partir das 9 horas durante a programação do Circuito Urbano.
A iniciativa é sensibilizar, orientar e estimular mecanismos e ferramentas para o fortalecimento da agenda de questões sensíveis a gênero nos planos diretores e normas urbanas derivadas. A proposta vincula-se à linha temática do Circuito Urbano que é planejada. Na oportunidade serão abordadas experiências e iniciativas em andamento para aprimoramento de políticas urbanas e financiamento com foco em questões sensíveis às perspectivas de gênero. O debate propõe a reflexão sobre porque as questões sensíveis a gênero precisam ser pautadas nos Planos Diretores? Afinal, Mulheres são peça fundamental na transformação para cidades mais justas e sustentáveis.
Para participar, basta o interessado acessar a transmissão do evento no horário estipulado. O evento conta com a participação de uma das fundadoras do Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM), Tania Ziulkoski, que abordará as iniciativas do MMM. Vale destacar, que o MMM é o primeiro movimento municipalista feminino apartidário brasileiro. Lançado em 2017, na XX Marcha em Defesa dos Municípios, o movimento tem como meta principal unir prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e secretárias municipais na luta pela pauta municipalista e pela maior inserção das mulheres na política e no poder.
Na sequência serão apresentados dados inéditos da pesquisa promovida pela CNM intitulada Municípios liderados pelas prefeitas e os desafios da agenda de gênero nos planos diretores, elaborada pelas áreas de Planejamento Territorial e Habitação e o MMM.
O que é o Circuito Urbano
O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) criou o Circuito Urbano com o objetivo de dar visibilidade e apoio institucional a eventos organizados com a temática desenvolvimento urbano sustentável no mês de outubro. A ação acontece no ano em que é celebrada a quinta edição do Circuito Urbano, que tem como tema Localizando os ODS: não deixar ninguém e nenhum lugar para trás.
O Circuito Urbano integra a campanha global do Outubro Urbano, mês em que são incentivadas ações e debates sobre os desafios enfrentados nas cidades pela população globalmente. O período iniciou com o Dia Mundial do Habitat no dia 3 de outubro, e se encerra com o Dia Mundial das Cidades, celebrado em 31 de outubro.