Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM e Banco Mundial debatem financiamento para desenvolvimento urbano e gestão de riscos de desastres

Notícias

03/11/2020

Compartilhe esta notícia:

CNM e Banco Mundial debatem financiamento para desenvolvimento urbano e gestão de riscos de desastres

CNMNovos arranjos de financiamento externo para o desenvolvimento urbano foram tema de reunião bilateral realizada nesta terça-feira, 3 de novembro, entre a equipe de Desenvolvimento Urbano e Gestão de Riscos de Desastres do Banco Mundial e representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Na oportunidade, o coordenador da CNM Rodrigo Garrido e o consultor Humberto Canuso apresentaram o papel da entidade na defesa dos interesses municipais e os subsídios que ela fornece na modelagem de novos mecanismos de financiamento.

Também acompanhou o encontro a supervisora do Núcleo de Finanças, Thalyta Alves, que destacou o trabalho da Confederação em simplificação recente que visa desburocratizar e fomentar novos investimentos internos no país. Já os colaboradores das áreas de Consórcios Públicos e Parcerias Público-Privadas (PPP`s), Joanni Henrichs e Andre Saddy, lembraram os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento urbano considerando os arranjos de consórcios e de parcerias.

A analista de Planejamento Territorial, Karla França, finalizou apresentação por parte da entidade municipalista, listando as dificuldades dos Municípios em acessarem recursos para a provisão de políticas de infraestrutura urbana. Ela também ressaltou as novas oportunidades de financiamento para o setor previstas para o ano de 2021 por meio do Fundo Apoio Federal às Concessões e Parcerias Público-privadas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (FEP/PPI).

Segundo Karla, as recentes PPP`s em regime de consórcios, que estão sendo adotadas para desenvolvimento urbano, são arranjos inovadores e têm potencial de serem ampliadas para outras instituições financeiras - o que permite agregar Municípios de médio e pequeno porte. O objetivo da reunião foi promover uma aproximação institucional e apoio ao Banco Mundial na implementação de novos mecanismos de financiamento urbano. Nesse sentido, a entidade destaca a relevância de estruturação de novos projetos, inicialmente em Municípios pilotos para avaliar a aderência da iniciativa.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas